AMOR...A BASE DE TUDO NA VIDA!

Powered By Blogger
Photobucket

AMIGOS QUE NÃO DÃO PENA, DÃO ORGULHO!

Venha e junte-se a um grupo de amigos que já participam do blog e se preocupam com o nosso país, com as nossas crianças, com a natureza, com os idosos e também com os animais. Faça essa "corrente pra'frente" e se gostar das postagens, COMENTE.Aqui você FAZ A DIFERENÇA! Sejam muito bem vindos!

AMIGOS INCENTIVADORES DO BLOG "BRASIL DÁ PENA" :

segunda-feira, 16 de julho de 2012

EMAIL´S GELADOS...CARTAS COM CALOR!






Tempos atrás, mais precisamente nos anos em que Bill Gates ainda "sondava" um jeito de colocar em prática um sistema operacional que "ligasse" de uma certa forma as pessoas -  fato que somente ocorreu em 1995, com o lançamento do Windows 95 - eu com esse jeito aventureiro de procurar amigos, buscava nas revistas da época, "amigos por correspondência".

Eu me lembro que a primeira vez que coloquei um anúncio, foi na Revista PLACAR, onde existia uma página de troca de correspondência entre amigos. Depois foi na revista CONTIGO, "Cantinho da Amizade"!
Na época, ainda residindo em Belém, mantive contatos com dezenas de amigos. E por cartas!
Cartas que iam...cartas que vinham e a gente ficava esperando o carteiro na porta de casa. Nossa alegria era tanta com o volume das cartas na mão dele, e a nossa tristeza ou desencanto quando não tinha nenhuma.

A juventude de hoje não sabe bem o que é isso. Eles estão mais ligados no Facebook e na caixa de email do hotmail ou de outro site de correio eletrônico. Tudo isso é natural, ainda mais se eu disser que no meu tempo de moleque ou de adolescente, jogava peteca, bolinha de gude, empinava papagaio, rodava pião, e nos finais de semana ia às chamadas "tertúlias" nos finais de tarde de domingo para curtir Barry White, The Bee Gees, Donna Summer, Comodores, Stylights, e a minha musa Tina Charles. Na época, o que a gente transava, nada mais era do que um "cuba libre".

Hoje, parte dessa juventude "um pouco transviada", curte as baladas, o funk, os games de luta, onde em alguns, o "game over" é quando se MATA o adversário., os joguinhos do Face., as músicas de duplo sentido, e parte dessa mesma juventude ainda  acha careta a poesia, o amor às pessoas ou aos animais...Mas tudo bem, não pretendo recriminar aqui essa parcela da juventude. Talvez(ou com certeza!) eles tenham sido  "seduzidos" pelos altos conceitos de tecnologia e/ou  modernismo dos tempos atuais. O que fazer, se eu nasci nos finais dos anos 50 e eles nos tempo do "tio Bill"!...

Mas eu ainda acredito na amizade! E no tempo em que eu escrevia uma carta! Ahhh!!Que tempo bom!!!Eu me lembro com muita saudade quando me debruçava na minha escrivaninha de jacarandá, e pegava no meu papel de cartas decorado. Ao lado, eu tinha uma caixinha com figurinhas do "Amar É..." E também, tinha a minha inspiração de poeta. E adorava escrever as frases de Exupéry do livro "O Pequeno Príncipe"...Também deixava o velho rádio ligado com músicas que expressavam sempre uma mensagem de amor, de otimismo, de amizade...

Tem vezes que penso que deveria ter nascido nos anos 20.,.. Para poder ter vivido mais intensamente uma vida mais romântica, de mais amor, de mais compreensão, de mais amizade, de mais fraternidade, de menos violência e de menos egoísmo...

Tudo bem, vivo em 2012. Tenho que conviver com o meu mundo atual, com a família, com os amigos, com a tecnologia, mas discordo de uma coisa...
AMIGOS VIRTUAIS! O que seria o termo "virtual"?


Significado de Virtual


adj. Que não se realizou, mas é suscetível de realizar-se; potencial.
Física. Imagem virtual, aquela cujos pontos se encontram no prolongamento dos raios luminosos que emergem de um sistema óptico.
Ainda não usado, mas passível de sê-lo: palavras virtuais.
Quase completo; praticamente total: um virtual idiota.
Objeto, imagem virtual, aquele cujos pontos se encontram sobre o prolongamento dos raios luminosos.
Partícula virtual, partícula elementar de vida curta demais para ser detectada.
Realidade virtual, simulação de um ambiente real por meio de imagens de síntese tridimensionais.
(Fonte - Dicionário Online da WEB).


Bem, essa é uma das definições do termo virtual. Então qual seria o termo daquelas amizades que eu procurava fazer por cartas naqueles tempos?
Não tem definição a não ser o de "fazer amigos". Vocês repararam que nesses últimos tempos, tem se rotulado muitas coisas em nosso país. Bulling!  Homofobia! MST! Avc! entre outros.No meu tempo, todas essas coisas tinham um outro significado, menos complexo e de menos teor político e social.

E o que dizer da nossa caixa de correio? Não o da casa, que recebe quase que continuamente apenas os impostos e as contas. Mas o da nossa conta de email ! ? Correntes ou textos colados com dezenas, ou centenas de destinatários dizendo que o camarão ingerido com vitamina C mata! Ou mesmo aquele outro dizendo para ajudar aquela criança com doença degenerativa ?

Resumindo, sou saudosista dos tempos das cartas e do romantismo perdido., otimista de que mesmo nos tempos atuais a gente ainda pode construir e fazer uma boa amizade pela internet. E se a maioria das pessoas no mundo não escrevem mais, não serei eu a escrever no "vácuo" da tecnologia e esperar em vão pela presença do carteiro amigo. E viva Bill Gates, que me dá a chance agora de escrever "friamente" para vocês.(Agora,aquele que souber "sentir" o calor humano dessas minhas palavras,com certeza me entendeu e sabe perfeitamente  o que eu quis dizer com o post).

NOTA:
Nesta semana que passou, já enviei à alguns amigos a encomenda do CD de MP3 com as músicas que indicaram.Ao lado, na lateral direita, vocês podem ver que coloquei o link direto dos CORREIOS, de setor de RASTREAMENTO DE ENCOMENDA. 
Coloquem o link em seus "favoritos".Assim que a encomenda entrar no sistema internacional, enviarei o número de registro para que assim, possam acompanhar o andamento da entrega da encomenda no Brasil. Qualquer dúvida,fineza me contatem pelo meu email pessoal.


Uma semana abençoada e de  muita luz e paz para todos!
Um beijo amigo,

Rubi.

20 comentários:

Maria Helena Mueller - Lelê disse...

Bom Dia Rubi!
Gostoso acordar e ler um texto com verdadeiros sentimentos embutidos. Vejo que minha semana começa de forma positiva!
Uma ansiedade gostosa a espera que o carteiro toque o interfone, pedindo para que eu desça, pois chegou encomenda do Japão! Melhor ainda: DE UM QUERIDO AMIGO!!!
Maravilhosa Semana pra ti e tua linda família!
Com carinho, Lelê.

Simone MartinS2 disse...

Bom dia Amigo Antonio Rubilar.
Que gesto saudosista, porem,
belo e singular...Viajei junto de tuas palavras e voltei no tempo. Me vi nos parques de diversão, ao fundo, musicas romanticas e calmas. Me vi no cinema da esquina, perto da igreja. Após a missa da 11:00, iamos na casa de uma tia, almoço e depois, sessão as 14:00 hs.,era conhecido como Cine pulgueiro, pobre, humilde, mas de filmes decentes, nacionais e puros, matine mesmo! As cartas escreviamos e sempre tinhamos selos guardados na gaveta, passavamos a lingua e grudavamos no envelope. Penso que até as bactérias eram puras! Quanta inocencia e ainda treinavamos a escrita. tenho cartas guardadas até hoje, papel amarelado, letra ainda firme, momentos de boas lembranças. Eu tbm tinha esses adesivos...rsrs.Vou tentar fazer um post.,colocando as imagens de minhas cartas. Vou tentar! Obrigada amigo, do ado de cá o tempo foi aquecido mesmo diante desta telinha gelada. E quanto ao carteiro...não vou copiar o link, quero esperar, aguardar a campainha tocar...

Trilhamarupiara disse...

Tbém tenho muitas saudades desse tempo de cartas amigo, tenho umas tantas amareladas desse tempo ai que vc falou que esperávamos ansiosamente pelo carteiro, tempo bom! Saudades, as vezes não gosto dessas modernidades de redes sociais, mas fazer o que né! O fato é que agora estou aki ansiosa esperando por uma correspondência p lá de musical que um amigo de longe me mandou rsrsr abraçoooooss

Raios de Alegria Artesanatos disse...

Oi amigo Ruby, como é bom ler suas mesgagens, senti até uma tristeza, pois quando era criança eu tinha coleçao de figurinhas do amar é outra das figurinhas do zequinha, as mesmas se perderam em uma mudança de endereço, lembro que chorei muito,como era bom tambem recebermos aqueles envelopes,na anseiedade de ler oque trazia a correspondencia chegava a rasgar os envelopes,rsrsr hoje só abro pq sou obrigada,como vc disse apenas impostos, contas e mais propagandas, as coisas mudaram e hoje os jovens acham tudo cafona as coisas que vivemos, só não sabem que nós sim é que desfrutamos de coisas boas que hoje eles só ouvem falar. estarei aguardando com muita ansiedade o carteiro me trazer o seu presente, não tenho palavras para agradecer tantos momentos bom que passei aqui no seu cantinho, momentos que me fizeram chorar de emoção ao ver a arvore do Sakurá com o meu nome, ou o caça palavras fiquei horas procurando,srsrsr e agora essa do mp3, assim vc vai deixar nos mal acostumados com tanto carinho. assim que chegar eu te aviso

Raios de Alegria Artesanatos Beijos

Isabel Ramalho disse...

Olá Rubi. Como gostei de ler teu post....Faço minhas as suas palavras. Às vezes acho que nasci na época errada, tem tantas coisas que me deixam indignada. Os valores atualmente são outros, até os sentimentos belos que existiam antigamente deram lugar para outras coisas que não constroem, pelo contrário, destroem.
Também gostava de escrever cartas. Antigamente tínhamos mais tempo para isso, não sei por que mas nos dias atuais não se tem mais tempo para nada.Vivemos correndo feito baratas tontas.
Sinto saudade do passado...sou saudosista, com muito orgulho! Não tenho vergonha nenhuma de dizer para os jovens e crianças de hoje que no meu tempo de adolescente, a palavra respeito não era só uma palavra.E que existia inocência numa criança (brinquei de bonecas até os 15 anos). As músicas, as festas, como vc citou, eram bem diferentes das de hoje.É, eu sempre digo, nasci na época errada....Não me acosumo com essa "evolução".

Obrigada pelo carinho lá no meu blog e vou aguardar o presente. Obrigada mais uma vez, pelo carinho.

Beijão.
Isabel Ramalho

Anônimo disse...

Rubi! Quando é de coração, não tem como deixar de sentir o calor da palavra e da amizade. Para o coração honesto e amigo não barreiras. Neste caso, bendita rede cibernética que nos permite ler e sentir palavra tão preciosa como a sua. Você é um amigo muito especial. Virtuoso. Surpresa muito ótima saber que o presente chegará em pouco tempo. Pensei que sofreria mais com a curiosidade. Estou na torcida também para que não haja atraso. E de olho nos correios! Ah! Já posso ouvir as canções! Lindo, lindo! Beijos! Muito obrigada por fazer parte dos meus amigos.

Tunin disse...

Realmente, Rubi, dá saudades. Com a carta a gente podia curtir até a letrinha da pessoa querida. Hoje a coisa é muito fria.
Um excelente texto, meu amigo!
Um grande abraço para você.

LUCONI MARCIA MARIA disse...

BOA NOITE RUBI, fiquei mais ou menos dois meses afastada, infelizmente se você tivesse ido no blog de meus TEXTOS veria que o meu companheiro, meu querido Luiz, partiu para outra dimensão, resta-me continuar certa que um dia ele virá me visitar e ficará bem ao perceber que continuo lutando pela vida.

Comentando seu texto eu assino embaixo também sinto saudades dos tempos de minha infancia onde tudo era mais fácil, mais calor humano, mais sincero, nossa era tão bom, beijos Luconi

Edilene disse...

Olá amigo Rubi. Concordo com você, e sabe que ainda hoje eu escrevo cartas para minha família distante, para alguns amigos. Gosto disso. Raramente recebo, mas quando isso acontece fico mega feliz. Ensinei meu filho também, ele tem 8 anos e já sabe estruturar uma cartinha, uma graça! E como vc gosta de papéis decorados, de enfeitar a carta e o envelope com adesivos. Eu adoro, por que vejo isso se perdendo entre as pessoas e poder resgatar um pouquinho disso nas crianças é muito prazeroso.
Um abraço carinhoso

Beth disse...

Amigo querido, escrevi e recebi muitas cartas manuscritas, adorava!
Mas, tudo ficava muito restrito à família e a alguns amigos pertencentes ao círculo que iam estudar noutras cidades.
Já com a era virtual, temos oportunidade de conhecer outras pessoas, por exemplo, nos conhecemos graças à fria internet!
Sou muito saudosista também, mas era tudo mais calmo, parece que a terra girava mais lentamente e nossos pensamentos podiam ser transcritos no papel sem tornarem-se obsoletos num piscar de olhos. Atualmente tudo é pra ontem, por isso estou tão emocionada com teu gesto de postar presentes no Japão para amigos do mundo inteiro. Algo palpável, que virá embalado, que demorará alguns dias para trocar de mãos e chegar ao destino...
Agradeço a Deus por ter me presenteado amigos queridos, atenciosos e sinceros como você.
Grande e fraterno abraço,
Beth

Lu Nogfer disse...

Ola meu amigo!

Que texto maravilhoso!
Como já falei demais em meu cantinho sobre o que se perdeu com a modernidade,(alias tambem postei no atitude a pedido) vou apenas concordar e parabeniza-lo!
Você é fantástico!

Grande beijo!

Unknown disse...

Oi Rubi,como está?
Faz tempo que não passo por aqui,até mesmo o meu blog está abandonado,e pra dizer que não posto mais,hoje postei um texto do Walt Disney,que achei que tem muito a ver comigo ultimamente.
Dei uma lida nas suas últimas postagens,e percebi que existe uma Carla Regina na lista,gostaria de saber se sou eu, vai que existe outra com o mesmo nome né,não quero fazer feio :)
A respeito de sua última postagem,embora eu nunca tivesse gostado muito de escrever cartas, reconheço que o calor que elas transmitiam era incomparável aos e-mails que hoje recebemos...sabe que eu tmb sempre tive vontade de ter vivido na década de 20?! Tenho saudades de coisas que nunca vivi,estranho isso,mas é verdade.
Ah,é impossível não sentir o calor nas suas palavras,vc com certeza conseguiu nos passar o que sente,o que nos faz te admirar ainda mais.
Grande beijo amigo,dê uma passadinha lá no blog,mesmo pq eu preciso saber se essa Carla Regina que está na sua lista sou eu,rsrssrs...

Camuflados disse...

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.

20/Julho Dia do Amigo!

Bom dia, amigo Rubi
Que a Paz seja contigo
eu vim somente dizer :

Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas.
Perdoe-as assim mesmo!
Se você é gentil, podem acusá-lo de egoísta, interesseiro.
Seja gentil assim mesmo!
Se você é um vencedor terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo!
Se você é bondoso e franco poderão enganá-lo.
Seja bondoso e franco assim mesmo!
O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para a outra.
Construa assim mesmo!
Se você tem paz e é feliz, poderão sentir inveja.
Seja feliz assim mesmo!
O bem que você faz hoje, poderão esquecê-lo amanhã.
Faça o bem assim mesmo!
Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo!

Veja você que, no final das contas é entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros!
Madre Tereza de Cálcuta

Isabel Ramalho disse...

Olá Rubi, vim deixar um abraço sincero e amigo neste DIA DO AMIGO.
Tem uma frase que acho linda e diz que para amar não precisa estar perto, basta que esteja do lado de dentro. Se não me falha a memória é uma frase do Leonardo da Vinci. E acho esta mensagem linda. Amigos não precisam estar perto, ao lado do outro, basta que estejamos sintonizados com ele, com ele dentro do nosso coração.
Um abração. Fique com Deus, amigo!

Isabel Ramalho

Simone MartinS2 disse...

Bom dia!
Hoje vim te visitar nesse dia
da Amizade, e deixar...
"Um abraço de Amigo, dado com
sinceridade, dura por uma Eternidade!"
Feliz dia da Amizade!"
Bjinhos meus...com carinho!

Suelen Muniz disse...

Ah que texto bom de ler.
Olhando assim dá até vontade de ter vivido também todas essas coisas boas que você viveu,não é todo mundo que sabe dar o real valor as minhas palavras,frases,carinho.
Eu acredito na amizade e ainda mais na intensidade dos sentimentos verdadeiros.
Muito bom ler tudo isso e ficar aqui imaginando.
Um ótimo final de semana,abraço,=)

Isabel Ramalho disse...

Boa noite, Rubi. Aí não deve ser noite e sim , uma manhã linda. Olha, vim te avisar que tem um lindo selinho para vc lá no Blog , viu? Passa lá para pegá-lo, se quiser, claro.

Um abraço.

Isabel Ramalho

Isabel Ramalho disse...

Boa noite, Rubi. Aí não deve ser noite e sim , uma manhã linda. Olha, vim te avisar que tem um lindo selinho para vc lá no Blog , viu? Passa lá para pegá-lo, se quiser, claro.

Um abraço.

Isabel Ramalho

Elisa T. Campos disse...

Oi Rubi

Linda postagem.
Foi se o tempo em que ficava toda eufórica e feliz quando recebia uma carta de amigos. E os cartões? Tinham dentro rosas ou corações que abriam com formato de dobradura. Hoje é como você bem disse só recebemos pelo correio cobranças, impostos etc.
Um lindo final de semana
Um carinhoso abraço.

Angela Yokoyama disse...

Recebi meu CD e ameiiiii ja ouvi todas as musicas e aprovei......Muito Obrigado,Parabens vc eh porreta hein...rs